ORÇAMENTO

Blog

Uniforme para sua empresa: Como escolher o melhor tipo?

Entre os fatores a serem analisados, estão a necessidade da empresa, a legislação vigente, e também o conforto. Saiba tudo agora.

A implantação do uniforme para empresas traz inúmeras vantagens, tanto para o colaborador, quanto para organização. Descubra neste artigo como escolher o melhor modelo para sua empresa.

Ao adotar o uniforme, você estará fortalecendo sua marca, proporcionando um ambiente mais formal e organizado, além de oferecer conforto e praticidade para os colaboradores.

Os colaboradores de uma empresa são responsáveis pela primeira impressão da marca junto aos clientes. Por isso, é fundamental que essa imagem transmita profissionalismo e o uniforme para empresa é o seu primeiro cartão de visitas.

brutasnov

Vantagens do uso de uniforme para empresa

Se antes os uniformes cumpriam a simples missão de ordenação dos colaboradores, hoje eles possuem um papel muito mais importante na organização, promovendo:

  • Padronização;
  • Segurança;
  • Integração;
  • Credibilidade;
  • Excelência;
  • Reforço da identidade visual;
  • Fortalecimento da marca;
  • Melhoria da organização interna;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Facilita o contato com os clientes;

brutasnov

Dicas para escolher o melhor tipo de uniforme para empresa

Vários fatores influenciam na hora de escolher o uniforme para empresa:

NECESSIDADES DA EMPRESA

Comece pensando no segmento em que sua empresa atua, os departamentos existentes dentro da sua organização e quais as funções realizadas pelos colaboradores que serão uniformizados.

Isso porque o tipo de trabalho que será executado influenciará diretamente no estilo da vestimenta. De acordo com o segmento, você deverá considerar os seguintes pontos:

  • O tecido que oferece mais segurança;
  • O conforto;
  • A versatilidade da vestimenta;
  • A padronização.

LEGISLAÇÃO

É necessário saber quais são as exigências, por lei, para a produção dos uniformes de empresa. Entenda se existem leis que exigem algum tipo de segurança específica para os funcionários de cada cargo ou setor. Um profissional de segurança do trabalho pode auxiliar nesse momento.

Lembrando que os uniformes não são obrigatórios, salvo os casos que funcionam como item de segurança, os chamados Equipamentos de Proteção Individual. No entanto, a partir do momento em que a empresa institui a utilização de uniforme profissional como parte da rotina, cabe ao empregador fornecê-los e aos colaboradores cuidar das peças e utilizá-las na jornada de trabalho.

IDENTIDADE

O uniforme de empresa faz parte da comunicação visual de uma marca. Logo, ele deve seguir as linhas de cores e padrões utilizadas em todos os elementos que identificam a empresa.

Além disso, o dress code é um fator que também influencia no uniforme para empresa. O código consiste em indicar a maneira mais adequada para se vestir no ambiente de trabalho. Dessa forma, quando ele não é respeitado, dificilmente a marca conseguirá transmitir a mensagem pretendida.

Caso haja necessidade em criar uniformes diferentes para cada setor da empresa, é importante manter as mesmas características entre as peças e uma linguagem interligada. Com esses detalhes, o público terá mais facilidade para identificar que todos os colaboradores fazem parte do mesmo time.

brutasnov

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Cabe aqui considerar os tipos de tecidos utilizados na produção dos uniformes profissionais. O algodão, por exemplo, é um material delicado, permite a respiração da pele e é agradável ao toque. Já o poliéster, tem alta durabilidade, ajuda na retenção de cor e é ainda resistente à rugosidade. 

Assim, os dois materiais combinados são ideais para a confecção de camisas sociais. Pois, a peça torna-se confortável e prática. No entanto, para a produção de casacos impermeáveis, o tecido 100% poliéster é o ideal. Enquanto isso, para a produção de camisas polo o 100% algodão é o mais indicado.

Para uniformes profissionais de linha operacional, os materiais mais indicados são outros. Por exemplo o brim, que é mais grosso e resistente, porém confortável e de fácil lavagem. 

Atendimento ao cliente: Quando o funcionário fica no atendimento ao cliente, o ideal é privilegiar a estética. Por isso, tecidos como microfibra, poliéster e elastano, que não amassam facilmente, são a opção mais acertada. O algodão também é uma boa opção.

Trabalho em áreas externas: O principal é regular a temperatura à qual o funcionário é exposto. Por isso, opções como algodão e tecidos com a tecnologia dry podem ser a solução. Uma novidade trazida pela Alternativa Uniformes é um tecido 100% poliamida, com o toque ultra suave o uniforme se mantém fresco até mesmo em temperaturas mais elevadas.

CORES

A paleta de cores adotada precisa observar dois elementos: a identidade visual da sua marca, bem como as particularidades das atividades desempenhadas. 

Algumas empresas possuem cores vibrantes ou escuras na logomarca e os gestores gostariam de tê-las também no uniforme. O problema é que tecidos com cores vibrantes desbotam mais e as cores escuras são muito quentes e pesadas.

Então, na hora de escolher a cor, dê preferência para as tonalidades mais claras e neutras. Assim, o uniforme ficará bonito e a sua equipe profissional poderá trabalhar mais leve.

CONFORTO

O conforto é essencial ao escolher o uniforme para empresa. Para isso, leve em consideração questões como:

  • Impacto: Cores fortes podem ser bonitas, mas são cansativas para quem as usa diariamente;
  • Corte adequado: O corpo feminino e o masculino precisam de formas diferentes;
  • Frescor: O tecido deve permitir que a pele “respire”;
  • Liberdade de movimentos: Observe quais atividades serão executadas;
  • Facilidade de lavar: Não adianta ter um uniforme bonito que mancha facilmente;
  • Praticidade: Dê preferência para tecidos que não amarrotam.

Por questões éticas e morais, os uniformes devem cobrir totalmente as partes do corpo que estejam acima do joelho, cotovelos e tronco. Também não devem ser muitos justos a ponto de ficarem colados no corpo. Para muita gente, isso seria um constrangimento e geraria desconforto durante o uso.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A produção de uniforme demanda tempo, dinheiro e recursos. Por isso, na hora de confeccioná-los, é preciso encontrar uma empresa de confiança e que esteja alinhada com os valores que norteiam as ações da sua marca.

A responsabilidade socioambiental deve ser uma preocupação de toda a sociedade. Nesse sentido, pensar no meio ambiente e na garantia de recursos para as gerações futuras deve estar em mente também na hora de produzir um uniforme profissional.

brutasnov

Além dos fatores que destacamos acima, é importante ter em mente que, mesmo utilizando tecidos de boa qualidade e de alta durabilidade, a troca por peças novas deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de escolher o uniforme para empresa, que tal nos chamar para renovar o visual da sua empresa e motivar a equipe com os melhores produtos do mercado?!

 

Compartilhar

Você também poderá gostar

Rolar para cima